MARÍLIA REFORÇA COMPROMISSO COM A SAÚDE DO TRABALHADOR EM CONFERÊNCIA

postado em: Notícias SEAAC | 0

Marília marca presença ativa na 5ª CESTT (Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora), que acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2025, em Campinas. O evento, sediado no Hotel Nacional Inn Campinas Trevo, reúne representantes de diversas regiões paulistas em debates e propostas voltadas à valorização da saúde como direito humano no ambiente laboral.

O tema central desta edição será “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. A conferência estadual é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional, prevista para agosto, e busca consolidar diretrizes para as políticas públicas na área, reforçando o papel da participação popular e do controle social.

A delegação mariliense, formada conforme o regimento interno da conferência, é composta por representantes dos três segmentos que integram o controle social do SUS (Sistema Único de Saúde). Pelo segmento de gestores e prestadores de serviço, estarão presentes Wellington Aparecido Silva e Maria Aparecida Alves de Oliveira. Representando os trabalhadores da saúde, participa a presidenta do SINDIMMAR (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais), Vanilda Gonsalves de Lima.

Fernanda Lou Sans Magano, presidenta do Conselho Nacional de Saúde (centro), com representantes de Marília – Colab./Ass. de Imprensa

Representatividade ampla

Já pelo segmento dos usuários do SUS, a cidade conta com a presença de Antonio Mauro de Lima, Eliza Aparecida Bezerra dos Santos, Jocieli Valga dos Santos e Silvana Moreira Battaglioti. Essa diversidade busca garantir que diferentes perspectivas sejam contempladas nos debates, contribuindo para a construção de políticas mais eficazes e inclusivas.

Organizado pelo Conselho Estadual de Saúde de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, o encontro visa fomentar o diálogo entre sociedade civil e gestores públicos. Os eixos temáticos deste ano incluem “Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nas três esferas de governo”, “As novas relações de trabalho e a saúde dos trabalhadores” e “Participação popular e controle social na saúde do trabalhador”.

A delegação de Marília chega à conferência estadual respaldada pelas propostas discutidas e aprovadas na etapa municipal, realizada anteriormente no município. Os participantes defendem a saúde do trabalhador como um direito fundamental e pretendem colaborar com sugestões que tornem esse princípio realidade em todos os níveis de governo.

A presença da cidade em um evento de tal relevância consolida o papel de Marília como protagonista na defesa da saúde pública com enfoque no ambiente de trabalho. Além de contribuir com ideias inovadoras, a delegação reforça o comprometimento local com a construção de uma sociedade mais justa, saudável e participativa.

Vanilda (centro) e demais representantes na conferência – Colab./Ass. de Imprensa

 

 

 

Leia também Prefeitura autoriza início da construção do Caps III 24 horas na zona Sul

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 10 =